2018/11/26
O projeto “Aldeia Sénior”, levou a Instituição Particular de Solidariedade Social “Os Pioneiros”, à Cerimónia de entrega do Prémio Manuel António da Mota, que decorreu este domingo no Centro de Congressos da Alfândega do Porto que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
As Casinhas Autónomas do Pinhal são como que uma aldeia sénior, para idosos ainda autónomos e ativos, mas que sofrem de solidão e isolamento social e recusam ser institucionalizados nas tradicionais respostas sociais. É uma resposta inovadora e alternativa, que pretende acompanhar e colmatar as necessidades de um envelhecimento ativo na atualidade.
O projeto captou a atenção do Júri, o que valeu à instituição estar presente entre as 10 instituições finalistas a este reconhecido prémio, bem como a entrega duma das sete menções honrosas e um cheque no valor de 5 mil euros.
O primeiro Prémio no valor de 50 mil euros foi entregue à Universidade da Beira Interior, com o projeto “eCO2blocks”, que se propõe desenvolver produtos para construção civil com resíduos industriais, reduzindo a utilização de recursos naturais. O segundo lugar no valor de 25 mil euros foi atribuido à Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência e o terceiro lugar distinguiu o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento, arrecadando um valor de 10 mil euros.
Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, considerou que "a nona edição do Prémio Manuel António da Mota, sob o lema "Portugal sustentável", teve como objetivo chamar a atenção para a importância do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na construção do nosso futuro coletivo".
O Prémio Manuel António da Mota foi criado em 2010, pela Fundação Manuel António da Mota com o objetivo de reconhecer anualmente organizações e personalidades que se destaquem, nos vários domínios de atividade da Fundação: combate à pobreza e à promoção da inclusão, voluntariado, envelhecimento ativo, solidariedade, família, inovação social e empreendedorismo, cidadania europeia assim como a promoção da Educação e criação de emprego.
É com imenso orgulho que “Os Pioneiros” chegam à condição de finalistas deste Prémio e levaram a reconhecimento nacional quer o nome da instituição com um projeto inovador, bem como a representação da pequena localidade de Mourisca do Vouga e do Concelho de Águeda.
A técnica
Tânia Duarte |