É o convívio que nos prolonga a vida e o gosto de viver e assim sendo, o que tira as pessoas da solidão é o convívio com outros que têm as suas vivências e as querem partilhar ou receber da nossa partilha. Um dos modos de convívio é o canto que elevamos para pedir, agradecer, amar e até criticar…
Desde sempre houve um grupo nos “Pioneiros” que cantava mas este grupo no fim da década de 80 organizou-se melhor e começou a ter outros objectivos: recolher e cantar músicas tradicionais das terras do Vouga e mais tarde cantar e aperfeiçoar o canto de canções de todo o país e ultimamente de cantores contemporâneos como António Variações, Carlos Paião, Anabela etc…
O grupo é composto por utentes de lar, Centro de dia e Centro de Convívio num total aproximado de vinte e três elementos entre os quais dois homens arrojados que dão um tom mais completo à nossa prestação.
“… Gostamos de cantar. É bonito e sentimo-nos muito bem!”
“… Já não sabemos passar as 4ª feiras sem o convívio do Grupo de Cantares.”
“… Sentimo-nos muito bem a cantar para animar os outros.”
A nossa apresentação em público já organizada, aconteceu no dia 20 de Dezembro de 2003.
Gostámos do nosso trabalho/convívio/lazer e continuamos, animando sobretudo as festas da Instituição: Natal, Páscoa, S. João, Festas das colheitas, Magustos etc….
Para além das nossas portas já atuamos em Escolas, Associações, IPSS’s do nosso concelho e de outros concelhos.
Queremos que a pomba azul continue a voar para levar a alegria e a paz a tantos outros que se sintam sós e tristes tornando-lhes os dias mais leves e felizes.
(D. Conceição Dias, Voluntária e Maestrina do Grupo de Cantares Sénior)
|