Objetivos |
Atividades |
Público-Alvo |
Dinamizadores |
Calendarização |
Recursos |
Local |
Humanos |
Materiais/
Financeiros |
- Dar as boas vindas aos pais/encarregados de educação;
- Apresentar o Projeto Educativo e o tema do Plano anual de atividades;
- Fomentar e estimular a participação de Pais/ Enc. de Educação nas atividades promovidas pela instituição direta ou indiretamente. |
Reunião de Pais |
Pais/ Encarregados de Educação |
Diretora Técnica Educadoras |
Semana de 24 de setembro a 30 de setembro de 2021 |
Educadora
Auxiliar da Ação Educativa Pais
Diretora Técnica |
|
Sala de espera/Salão |
|
- Facilitar a adaptação /readaptação às rotinas da creche e jardim;
- Participar em atividades de grupo;
- Conhecer e identificar os elementos do grupo;
- Conhecer e aplicar as regras de convivência;
- Conhecer e aplicar as regras relacionadas com a pandemia- Covid
- Envolver as famílias nas atividades das crianças;
- Cumprir hábitos de higiene pessoal;
- Criar um ambiente favorável de modo a contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança na instituição;
- Desenvolver atitudes de auto-estima e auto-confiança, bem como o respeito pelos outros;
- Comunidade. |
Acolhimento inicial
Colo,mimo, brincar social espontâneo, visitas na insituiçao a pontos de interesse da criança (lago dos peixes, pinhal, parque da areia, quinta do capitao mor, parque exterior)
Realização dos jogos dos abraços e outros jogos tradicionais. |
Crianças |
Educadoras |
Setembro e outubro |
Educadora
Auxiliar da Ação Educativa
Diretora Técnica |
|
Pioneiros |
|
- Participar em atividades de grupo;
- Conhecer e aplicar as regras relacionadas com a pandemia Covid-19;
- Cumprir hábitos de higiene pessoal. |
Sensibilização para a doença COVID-19 Realização de jogos, canções, leitura de estórias, ilusrtrações alusivas, entre outros. |
Crianças |
Educadoras |
Ao longo do ano |
Educadora
Auxiliar da Ação Educativa
Diretora Técnica |
|
Pioneiros |
|
- Sensibilizar e fomentar para comportamentos alimentares saudáveis;
- Conhecer os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada;
- Identificar e aplicar hábitos alimentares saudáveis;
- Reconhecer a importância da alimentação para a saúde e bem-estar. |
Comemoração do Dia Mundial da Alimentação |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
15 de Outubro |
Educadoras
Auxiliar da Ação Educativa |
|
Pioneiros |
|
- Preservar as tradições da cultura popular;
- Experienciar novos frutos e texturas; |
Comemoração do S. Martinho
Culinária usando a castanha e abóbora |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
11 de novembro |
Educadoras
Ajudantes da Ação Educativa |
Castanhas Papas de abóbora |
Pioneiros Salão Pinhal |
|
- Proporcionar às crianças encontros com a natureza;
- Previligiar o brincar ao ar livre
- Valorizar o espaço exterior como um espaço de aprendizagem
-Vivenciar situações novas e diferentes;
- Promover a autonomia, independência e relações interpessoais;
- Aprender a conhecer os perigos e os riscos;
- Permitir à criança conhecer os seus limites e avaliar o ambiente que acerca;
- Compreender a sua posição e papel no mundo e como as suas ações podem provocar mudanças. |
Brincadeiras sem teto “Brincar com a flora” saídas para o exterior |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
Semanalmente
Sala II – 2.ª feira (manhã/tarde) Sala III – 3.ª e 4.ª feira Salas de J.I – 5.ª e 6.ª feira |
Diretora Técnica
Educadoras
Ajudantes da Ação Educativa |
|
Capitão- Mor |
|
- Divulgar e salientar os direitos das crianças de todo o Mundo;
- Sensibilizar para o direito da criança crescer numa família. |
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças (Dia Nacional do Pijama) |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
19 de Novembro |
Educadoras
Ajudantes de Ação Educativa
Diretora Técnica |
Pijama
Material de desgaste |
Pioneiros |
|
- Desenvolver a criatividade e imaginação;
- Sensibilizar toda a comunidade educativa e familiares para o reaproveitamento de materiais;
- Consciencializar as crianças para a necessidade de preservar o meio ambiente
- Enriquecimento do espaço exterior da instituição;
- Desenvolver competências musicai. |
“Sucateca”
Construção de um painel musical com material reciclável. (colaboração dos familiares) |
Crianças
Familiares |
Diretora Técnica
Educadoras |
Novembro/ Dezembro |
Educadoras
Diretora Técnica
Ajudantes de Ação Educativa |
Paletes
Canos
Tubos
Mateiral Reciclado |
Quinta Capitão-Mor |
|
- Fomentar o respeito pelos costumes e tradições de Natal;
- Identificar o Natal como festa de fraternidade;
-Incentivar o espírito de amizade e solidariedade. |
Festa de Natal com a participação das crianças |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Dezembro |
Diretora Técnica
Educadoras
Ajudantes da Ação Educativa |
|
Pioneiros |
|
- Permitir à criança um conhecimento do ritmo da natureza;
- Aprender a importância de cuidar e preservar a natureza;
- Promover hábitos alimentares saudáveis onde estimule a criança a comer uma maior variedade de vegetais e frutas;
- Observação e aprendizagem de onde provem alguns produtos;
- Observar o crescimento das plantas;
- Permitir que as crianças contatem com maiores texturas, sabores e odores;
- Promover o contato com atividades agrícolas, através das quais se torna possível desenvolver uma ligação e gosto por produtos frescos e naturais. |
Horta do Capitão |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Fevereiro/Março |
Diretora Técnica
Educadoras
Ajudantes da Ação Educativa |
Sementes
Terra
Materiais de jardinagem
Madeiras
Pneus |
Quinta Capitão-Mor |
|
- Valorizar a tradição cultural; -Proporcionar momentos de diversão;
- Proporcionar momentos de imaginação e criatividade. |
Desfile de Carnaval |
Crianças |
Directora técnica
Educadoras |
Fevereiro |
Educadoras
Diretora Técnica
Ajudantes de Ação Educativa |
Material de desgaste |
Pioneiros |
|
- Conhecer o ciclo de vida das Plantas – da sementeira à colheita;
- Conhecer as diferentes ervas aromáticas;
- Conhecer os procedimentos para cuidar das plantas;
- Observar e sentir a biodinâmica das diferentes espécies vegetais;
- Desenvolver atitudes e valores de respeito com a natureza;
- Desenvolver ações para a melhoria do ambiente escolar. |
Construção de Jardins Suspensos |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância e Catl |
Diretora Técnica
Educadoras |
Abril |
Diretora Técnica
Educadoras
Ajudantes da Ação Educativa
Colaboradores dos Pioneiros
Direção |
Garrafas Pet´s
Terra
Sementos
Madeiras
Materiais de jardinagem |
Quinta Capitão-Mor |
|
- Promover a utilização da bicicleta como meio de deslocação e as vantagens na melhoria da qualidade de vida das crianças;
- Incentivar as crianças para um estilo de vida saudável;
- Desenvolver as capacidades motoras e orientação espacial das crianças;
- Consciencializar os Pais para o uso da bicicleta/triciclo como prática saudável. |
Semana das bicicletas e dos triciclos |
Crianças (Creche e jardim-de-infância) |
Diretora Técnica
Educadoras |
2 a 6 de Maio |
Educadoras
Ajudantes de Ação Educativa
Encarregados de educação |
Bicicletas e triciclos |
Pioneiros |
|
- Impulsionar momentos de convívio e salutar entre crianças, familiares e colaboradores;
- Proporcionar às nossas crianças momentos de qualidade com os seus familiares;
- Observar e explorar, com olhos críticos, os espaços/Natureza circundante;
- Observação de boas e más práticas, com registo fotográfico. |
Semana da família |
Crianças e familiares |
Diretora Técnica
Educadoras |
16 a 20 de Maio |
Educadoras
Ajudantes de Ação Educativa
Encarregados de educação |
|
Pioneiros |
|
- Proporcionar um dia especial às crianças;
- Evidenciar o papel da criança como indivíduo com direitos e deveres. |
Dia Mundial da Criança |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
1 de junho |
Educadoras
Ajudantes de Ação Educativa |
|
Pioneiros |
|
Facilitar a adaptação das crianças aos novos espaços;
- Promover e reforçar laços de amizade entre as crianças da resposta social Catl;
- Promover o respeito pelo outro apelando às expressões dramática, físico-motora, musical e plástica;
- Sensibilizar as crianças para que elas próprias desenvolvam um espírito crítico;
- Promover a utilização da bicicleta como meio de deslocação, e as vantagens na melhoria da qualidade de vida das crianças;
- Incentivar as crianças para um estilo de vida saudável;
- Proporcionar às crianças encontros com a natureza;
- Privilegiar o brincar ao ar livre com a flora Valorizar o espaço exterior como um espaço de aprendizagem;
- Aprender a conhecer os perigos e os riscos;
- Permitir à criança conhecer os seus limites e avaliar o ambiente que a cerca, bem como, as caraterísticas das diferentes plantas. |
Projeto de férias: CATL: “Brincadeiras sem Teto – Brincar com a Flora” |
CATL Crianças da comunidade (dos 6 aos 12 anos) |
Diretora Técnica, Coordenadora de CATL Educadoras Prof. de Atividade Física Prof. de Música |
Interrupções Letivas (Natal; Carnaval; Páscoa e Férias de Verão) |
Crianças Educadoras Aj. de Ação Educativa Professores Motorista |
Autocarro
Material de desgaste |
Pioneiros |
|
- Valorizar o percurso educativo das crianças na Instituição encerrando mais uma etapa da sua vida. |
Festa de Final de Ano Letivo |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Junho |
Educadoras
Ajudantes de Ação Educativa |
|
Pioneiros |