Objetivos |
Atividades |
Público-Alvo |
Dinamizadores |
Calendarização |
Recursos |
Local |
Humanos |
Materiais/
Financeiros |
- Dar as boas vindas aos pais/encarregados de educação;
- Apresentar o tema do Plano anual de atividades;
- Eleição dos elementos da comissão de pais;
- Fomentar e estimular a participação de Pais/ Enc. De Educação nas atividades promovidas pela instituição. |
Reunião de Pais |
Pais/ Encarregados de Educação |
Diretora Técnica
Educadoras |
26 de setembro de 2019 |
Direção Diretora Técnica, Educadoras, Aj.A. Educativa Prof. AEC's Profs.De Atividades Extra Curriculares |
Cadeiras Mesas Material decorativo |
Pioneiros |
|
- Facilitar a adaptação /readaptação às rotinas da creche e jardim;
- Participar em atividades de grupo;
- Conhecer e identificar os elementos do grupo;
- Conhecer e aplicar as regras de convivência;
- Envolver as famílias nas atividades das crianças;
- Cumprir hábitos de higiene pessoal;
- Criar um ambiente favorável de modo a contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança na instituição;
- Desenvolver atitudes de auto-estima e auto
- confiança, bem como o respeito pelos outros;
- Desenvolver hábitos de colaboração e articulação entre família, escola e comunidade. |
Acolhimento inicial
Colo, mimo, brincar social espontâneo, visitas na insituiçao a pontos de interesse da criança (lago dos peixes, pinhal, parque da areia, quinta do capitao mor, parque exterior) Realização dos jogos dos abraços e outros jogos tradicionais. |
Crianças |
Educadoras |
Setembro e/ou Outubro |
Diretora Técnica, Educadoras Aj.A. Educativa Familiares Colaboradores da instituição; |
Registo do acolhimento inicial; Plano individual da criança |
Pioneiros |
|
- Estabelecer parcerias estáveis com diversas entidades;
- Sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência;
- Promover estilos de vida saudáveis;
- Fomentar a divulgação da atividade física adaptada;
- Sensibilizar as crianças para as necessidades e diferenças do outro;
- Incentivar a coesão e partilha de experiências entre os diferentes grupos de crianças; |
“Cerciag em Movimento” |
Crianças mais velhas das salas de Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
A definir |
Educadoras Ajudantes de Ação educativa Crianças |
Autocarro |
Àgueda |
|
- Sensibilizar e fomentar para comportamentos alimentares saudáveis;
- Conhecer os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada;
- Identificar e aplicar hábitos alimentares saudáveis;
- Reconhecer a importância da alimentação para a saúde e bem-estar; |
Comemoração do Dia Mundial da Alimentação |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
16 de Outubro de 2019 |
Educadoras Ajudantes de Ação educativa Crianças |
Fruta Materiais de desgaste |
Pioneiros |
|
- Divulgar e salientar os direitos das crianças de todo o Mundo;
- Incentivar para o espirito de solidariedade;
- Sensibilizar para o direito da criança crescer numa família; |
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças (Dia Nacional do Pijama) |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
20 de Novembro de 2019 |
Educadoras Ajudantes de Ação educativa Crianças |
Pijama Panfletos; Mealheiros; Livro de histórias; |
Pioneiros |
|
- Sensibilizar as crianças para o exercício de uma cidadania ativa na defesa do ambiente;
- Reconhecer, identificar e assumir boas práticas face ao ambiente;
- Conhecer algumas consequências das atitudes positivas e negativas em alguns dos ecossistemas;
- Sensibilizar as crianças/família para a importância da reciclagem, incentivando-as a concretizar esta prática em suas casas. |
Construção de um ecoponto gigante – Ratão, Renato, Roberto, Reinaldo.
Construção da “Árvore Mensageira” |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
Novembro de 2019 |
Educadoras Ajudantes de Ação educativa Crianças |
Materiais de desperdício |
Pioneiros |
|
- Promover a interacção Instituição/ família;
- Promover o convívio e fortalecer os valores da família;
- Envolvimento dos pais/encarregados de educação nas atividades.
- Desenvolver a criatividade e imaginação;
- Sensibilizar para a cooperação, espirito de partilha e solidariedade;
- Valorizar o convívio com a comunidade educativa;
- Manifestar comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente.
- Sensibilizar as crianças para a importância da reciclagem , nomeadamente a regra dos 4 r´s, reduzir, reutilizar, reciclar e reparar. |
Desfile de moda “Lixo look”
(construção de fatos recicláveis) |
Pais/ Encarregados de Educação
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Dezembro |
Pais Crianças |
Material reciclável |
Pioneiros |
|
- Fomentar o respeito pelos costumes e tradições de Natal
- Promover a interacção Instituição/ família - Identificar o Natal como festa de fraternidade;
- Incentivar o espírito de amizade e solidariedade;
- Proporcionar momentos lúdicos às crianças e familiares e crianças;
- Promover o convívio e fortalecer os valores da família; Sensibilizar para a proteção do ambiente. |
Dramatização de uma estória
Festa de Natal |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
6 de Dezembro |
Companhia teatral
Colaboradores da área da infância |
Aparelhagem de som. Palco, Cadeiras Lanche Decoração |
Pavilhão da instituição |
|
- Estimular hábitos de leitura e gosto pelas histórias;
- Estimular a criatividade e a imaginação;
- Capacitar para o uso de novo vocabulário;
- Incentivar para a expressão dramática; Incentivar aos familiares a visitarem as Bibliotecas com as crianças. |
Hora do Conto na Biblioteca Manuel Alegre – Águeda
“Biblioteca vem à escola” |
Crianças |
Educadoras
Diretora Técnica
Biblioteca de Águeda |
Ao longo do ano; |
Educadoras
Ajudantes de ação educativa
Crianças; |
Autocarro |
Biblioteca Municipal de Àgueda |
|
- Promover a dinâmica entre as diferentes respostas sociais da infância;
- Promover momentos lúdicos e apelativos para as crianças;
- Desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura;
- Desenvolver e estimular a imaginação e a criatividade;
Sensibilizar para a proteção do ambiente. |
Dramatização da história alusiva ao ambiente: “O Rato Artur” |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Janeiro |
Educadoras Ajudantes de Ação educativa Crianças |
Material de desgaste Pinturas Adereços Livro |
Pioneiros |
|
- Valorizar a tradição cultural;
- Promover boas práticas ambientais
- Proporcionar momentos de diversão;
- Promover as relações familiares e os laços afetivos entre os membros da comunidade educativa;
- Fomentar a relação com outras instituições. |
Desfile de carnaval “disfarce de mini-ecopontos”
Participação das crianças com a “Mini fanfarrinha” |
Crianças e idosos |
Directora técnica
Educadoras |
21 de fevereiro de 2020 |
Educadoras; Colaboradores; Encarregados de Educação |
Material de desgaste |
Águeda Pioneiros |
|
- Desenvolver a criatividade e imaginação;
- Sensibilizar toda a comunidade educativa e familiares para o reaproveitamento de materiais;
- Consciencializar as crianças para a necessidade de preservar o meio ambiente
- Enriquecimento do espaço exterior da instituição;
- Desenvolver competências musicais; |
“Sucateca”
Construção de um painel musical com material reciclável. (colaboração dos familiares) |
Crianças Familiares |
Diretora Técnica
Educadoras |
Março
e Abril de 2020 |
Educadoras; Colaboradores; Encarregados de Educação |
Material reciclável |
Exterior da Instituição |
|
- Promover a utilização da bicicleta como meio de deslocação, e as vantagens na melhoria da qualidade de vida das crianças;
- Incentivar as crianças para um estilo de vida saudável;
- Desenvolver as capacidades motoras e orientação espacial das crianças.
- Consciencializar os Pais para o uso da bicicleta/triciclo como prática saudável. |
Semana das bicicletas e dos triciclos |
Crianças (Creche e jardim-de-infância) |
Diretora Técnica
Educadoras |
4 a 8 de Maio de 2020 |
Educadoras Ajudantes de Ação Educativa Encarregados de educação |
Bicicletas e triciclos |
Pioneiros |
|
- Impulsionar momentos de convívio e salutar entre crianças, familiares e colaboradores;
- Proporcionar às nossas crianças momentos de qualidade com os seus familiares;
- Observar e explorar, com olhos críticos, os espaços/Natureza circundante.
- Observação de boas e más práticas, com registo fotográfico |
Semana da família
(construção de jogos didáticos com material reciclado);
(caminhada ecológica com exposição fotográfica ) |
Crianças e familiares |
Diretora Técnica
Educadoras |
11 a 15 de Maio de 2020 |
Educadoras Ajudantes de Ação Educativa Encarregados de educação |
|
Pioneiros |
|
- Proporcionar um dia especial às crianças;
- Evidenciar o papel da criança como indivíduo com direitos e deveres. |
Dia Mundial da Criança
Realização de um painel com os direitos e deveres das crianças (atividade a definir) |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
1 de junho de 2020 |
Educadoras Ajudantes de Ação Educativa |
Lanche Material decorativo; |
Pioneiros |
|
- Procurar e despertar para a mudança de comportamentos e atitudes sobre a problemática ambiental.
- Proporcionar momentos de diversão e alegria às crianças;
- Proporcionar às crianças novas e diferentes vivências;
- Adquirir novos conhecimentos;
- Contatar com o meio envolvente;
- Cooperar com os outros projetos ambientais comuns;
- Reconhecer, identificar e assumir boas práticas face ao ambiente;
- Reconhecer a importância da biodiversidade- plantas e animais- e a sua preservação; |
Visitas:
- Biblioteca Municipal de Águeda;
- Espetáculo no Gelo – Matosinhos;
- Perlim Pim Pim - Praia;
- Piscina;
- Passeio de comboio;
- Ersuc–Centro Integrado de Tratamento e valorização de resíduos urbanos de Aveiro ( Eirol);
- Bio-Ria (São Jacinto);
- Indústria de plásticos;
- Centro de educação ambiental ( CEA );
- Mata Nacional do Buçaco;
- Centro de Interpretação Ambiental da Mealhada;
- Passeio de bicicleta com o grupo de crianças do Catl.
- Passeio de finalistas (J.I ). |
Creche
Jardim de Infância
CATL |
Diretora Técnica
Educadoras |
Ao longo do ano |
Educadoras; Colaboradoras; Motorista |
Autocarro |
|
|
- Facilitar a adaptação das crianças aos novos espaços.
- Promover e reforçar laços de amizade entre as crianças da resposta social Catl; - Promover o respeito pelo outro apelando às expressões dramática, físico-motora, musical e plástica;
- Sensibilizar as crianças para que elas próprias desenvolvam um espírito crítico; - Promover a utilização da bicicleta como meio de deslocação, e as vantagens na melhoria da qualidade de vida das crianças;
- Incentivar as crianças para um estilo de vida saudável; |
Projeto de férias: CATL:
“Educar para preservar…olhar o futuro”
|
CATL Crianças da comunidade (dos 6 aos 12 anos) |
Diretora Técnica, Coordenadora de CATL Educadoras Prof. de Atividade Física Prof. de Música |
Interrupções Letivas (Natal; Carnaval; Páscoa e Férias de Verão) |
Crianças Educadoras Aj. de Ação Educativa Professores Motorista |
Autocarro
Material de desgaste |
Pioneiros |
|
- Promover uma relação de convívio entre Pais, filhos e colaboradores;
- Valorizar o percurso educativo das crianças na Instituição encerrando mais uma etapa da sua vida; |
Festa Final de Ano Letivo |
Crianças Pais / Enc. de Ed., Familiares significativos |
Diretora Técnica
Educadoras |
Junho de 2020 |
Colaboradores e Família |
Material decorativo; Almoço |
Pioneiros |