Objetivos |
Atividades |
Público-Alvo |
Dinamizadores |
Calendarização |
Recursos |
Local |
Humanos |
Materiais/
Financeiros |
- Dar as boas vindas aos pais/encarregados de educação;
- Apresentar o tema do Plano anual de atividades;
- Breve momento dedicado à comissão de pais;
- Fomentar e estimular a participação de Pais/ Enc. De Educação nas atividades promovidas pela instituição; |
Reunião de Pais |
Pais/
Encarregados de Educação |
Diretora Técnica
Educadoras |
20 de setembro de 2018 |
Direção
Diretora Técnica,
Educadoras,
Aj. A. Educativa
Prof. AEC's
Profs. De Atividades Extra Curriculares |
Cadeiras
Mesas
Material decorativo |
Pioneiros |
|
-Facilitar a adaptação /readaptação às rotinas da creche e jardim;
-Participar em atividades de grupo;
-Conhecer e identificar os elementos do grupo;
-Conhecer e aplicar as regras de convivência;
-Envolver as famílias nas atividades das crianças;
-Cumprir hábitos de higiene pessoal;
-Criar um ambiente favorável de modo a contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança na instituição;
-Desenvolver atitudes de auto-estima e auto - confiança, bem como o respeito pelos outros;
-Desenvolver hábitos de colaboração e articulação entre família, escola e comunidade. |
Acolhimento inicial
Colo, mimo, brincar social espontâneo, visitas na insituiçao a pontos de interesse da criança (lago dos peixes, pinhal, parque da areia, quinta do capitao mor, parque exterior)
Realização dos jogos dos abraços e outros jogos tradicionais. |
Crianças |
Educadoras |
Setembro e Outubro |
Diretora Técnica,
Educadoras
Aj.A. Educativa
Familiares
Colaboradores da instituição; |
Registo do acolhimento inicial;
Plano individual da criança |
Pioneiros |
|
-Estabelecer parcerias estáveis com diversas entidades;
-Sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência;
-Promover estilos de vida saudáveis;
Fomentar a divulgação da actividade física adaptada;
-Sensibilizar as crianças para as necessidades e diferenças do outro;
Incentivar a coesão e partilha de experiências entre os diferentes grupos de crianças;
-Reconhecer a importância da alimentação para a saúde e bem-estar;
-Fomentar hábitos de alimentação saudáveis; |
“Cerciag em Movimento” |
Crianças mais velhas das salas de Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
A definir |
Educadoras
Ajudantes de Ação educativa
Crianças |
Autocarro |
Àgueda |
|
-Promover a autonomia e a responsabilidade; |
-Comemoração do Dia Mundial da Alimentação:
-Requalificação dos refeitórios com imagens e frases alusivas à alimentação saudável, construídas pelas crianças |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
16 de Outubro de 2018 |
Educadoras
Ajudantes de Ação educativa
Crianças |
Fruta
Materiais de desgaste Fotografia
Maquina de fotografia |
Pioneiros |
|
- Sensibilizar para práticas saudáveis;
Identificar os malefícios do tabaco;
- reconhecer fumador passivo e ativo;
- sensibilizar os pais através das crianças para os malefícios do tabaco |
Dia Mundial do não fumador
Sensibilização das crianças para os malefícios do tabaco;
Construção de flyers informativos; |
Crianças do Jardim de Infãncia |
Diretora Técnica
Educadoras
Centro de Saúde |
16 de Novembro de 2018 |
Educadoras
Ajudantes de Ação educativa
Crianças |
Material de desgaste
Livro de história |
Pioneiros |
|
- Divulgar e salientar os direitos das crianças de todo o Mundo;
- Incentivar para o espirito de solidariedade;
- sensibilizar para a importância de todas as crianças terem direito a um lar; |
Comemoração do Dia Internacional dos Direitos das Crianças
(Dia Nacional do Pijama) |
Crianças das respostas sociais de Creche e Jardim de Infância |
Diretora Técnica
Educadoras |
20 de Novembro de 2018 |
Educadoras
Ajudantes de Ação educativa
Crianças |
Pijama
Panfletos;
Mealheiros;
Livro de histórias; |
Pioneiros |
|
- Promover a interacção Instituição/ família;
- Promover o convívio e fortalecer os valores da família;
-Envolvimento dos pais/encarregados de educação nas atividades promovidas oela Instituição;
- Sensibilizar para a cooperação, espirito de partilha e solidariedade;
- Valorizar o convívio com a comunidade educativa;
- Contribuir para a decoração da Instituição |
Projeto “ Estrela Cadente”
( Construção de estrelas usando materiais recicláveis) |
Pais/ Encarregados de Educação
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Dezembro |
Pais
Crianças |
Material reciclável |
Instituição |
|
- Fomentar o respeito pelos costumes e tradições de Natal
- Promover a interacção Instituição/ família
- Identificar o Natal como festa de fraternidade;
-Incentivar o espírito de amizade e solidariedade;
- Proporcionar momentos lúdicos às crianças e familiares e crianças;
- Promover o convívio e fortalecer os valores da família; |
Festa de Natal |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
7 de Dezembro |
Companhia teatral
Colaboradores da área da infância |
Aparelhagem de som. Palco, Cadeiras
Lanche
Decoração |
Pavilhão da instituição |
|
- Estimular hábitos de leitura e gosto pelas histórias;
-Estimular a criatividade e a imaginação;
- Capacitar parao uso de novo vocabulário;
- conhecer as diversas instituições de cultura existentes na nossa comunidade;
- incentivar para a expressão dramática; |
Hora do Conto na Biblioteca Manuel Alegre – Águeda
“Biblioteca vem à escola” |
Crianças |
Educadoras
Diretora Técnica
Biblioteca de Águeda |
Ao longo do ano |
Educadoras
Ajudantes de ação educativa
Crianças; |
Autocarro |
Biblioteca
Municipal de Àgueda |
|
- Apresentaçao do projeto educativo para os mais novos;
- Sensibilizar as nossas crianças para estilos de vida saudáveis;
- Promover a dinâmica entre as diferentes respostas sociais da infância; |
“Doutor Saúde“
(Dramatização de uma peça de teatro para apresentação do projeto educativo “Educar para um estilo de vida saudável”) |
Crianças |
Diretora
Técnica
Educadoras |
Janeiro |
Educadoras
Ajudantes de Ação educativa
Crianças |
Material de desgaste
Pinturas
Adereços |
Pioneiros |
|
- Valorizar a tradição cultural;
- Promover práticas de higiene oral;
-Proporcionar momentos de diversão;
- Promover as relações familiares e os laços afectivos entre os membros da comunidade educativa;
- Fomentar a relação com os outros; |
Desfile de carnaval
“disfarce de dentinho saudável”
Participação da mini fanfarrinha |
Crianças e idosos |
Directora técnica
Educadoras |
1 de março de 2019 |
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação |
Material de desgaste |
Águeda
Pioneiros |
|
- Despertar e incentivar a curiosidade do saber;
- Identificar as transformações que ocorrem na nova estação do ano;
- Promover o gosto pelo desfrutar da natureza;
- Desenvolver a criatividade e imaginação;
|
Vivência da Primavera:
Plantação de árvores de fruto |
Crianças e idosos |
Diretora Técnica
Educadoras |
Março e Abril de 2019 |
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação |
|
Exterior da Instituição |
|
- Sensibilizar os pais para os estilos de vida saudável e pratica do exercício físico na infância; |
Palestra |
Encarregados de educação
Comunidade educativa; |
Diretora Técnica
Educadoras
Orador a definir |
A definir |
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação |
|
Pioneiros |
|
- Convívio para a promoção de uma alimentação saudável – sopa;
- Incentivar o consumo de sopa;
- Promover a participação das famílias e crianças na confeção de sopas |
Comemoração do dia da saúde
(Confeção de diferentes sopas pelos pais, crianças e colaboradoras ;
Jantar da sopa) |
Encarregados de educação
Comunidade educativa; |
Diretora Técnica
Educadoras |
5 de abril de 2019 |
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação |
|
Pioneiros |
|
- Impulsionar momentos de convívio e salutar entre crianças, familiares e colaboradores;
- Proporcionar às nossas crianças momentos de qualidade com os seus familiares;
- Promover o reconhecimento e a aceitação da imagem corporal;
- Promover momentos de bem-estar entre pais e filhos. |
Semana da família
Atividade
(massagens com os pais e crianças) |
Crianças e familares |
Diretora Técnica
Educadoras |
13 a 17 de Maio de 2019 |
Fisioterapeuta |
|
Pioneiros |
|
- Proporcionar um dia especial às crianças;
- Evidenciar o papel da criança como indivíduo com direitos e deveres.
|
Dia Mundial da Criança
(atividade a definir) |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
31 de maio de 2019 |
Educadoras
Ajudantes de Ação Educativa |
Lanche
Material decorativo; |
Pioneiros |
|
- Proporcionar momentos de diversão e alegria às crianças;
- Proporcionar ás crianças novas e diferentes vivências;
- Adquirir novos conhecimentos;
- Contatar com o meio envolvente e cultura; |
Visitas:
- Mercado Municipal de Águeda;
- Biblioteca Municipal de Águeda;
- Espetáculo no Gelo – Matosinhos;
- Praia;
- Piscina;
- Passeio de comboio;
-Portugal dos pequeninos;
- Visita a um consultório de dentista; |
Creche
Jardim de Infância
CATL |
Diretora Técnica
Educadoras |
Ao longo do ano |
Educadoras; Colaboradoras;
Motorista |
Autocarro |
|
|
- Facilitar a adaptação das crianças aos novos espaços.
- Promover e reforçar laços de amizade entre as crianças da resposta social Catl;
- Promover o respeito pelo outro apelando às expressões dramática, físico-motora, musical e plástica;
- Sensibilizar as crianças para que elas próprias desenvolvam um espírito crítico;
- Promover a prática do desporto;
- Incentivar as crianças para um estilo de vida saudável; |
Projeto de férias: CATL:
“Educar para a Saúde” |
CATL
Crianças da comunidade
(dos 6 aos 12 anos) |
Diretora Técnica,
Coordenadora de CATL
Educadoras
Prof. de Atividade Física
Prof. de Música |
Interrupções Letivas
(Natal; Carnaval; Páscoa e Férias de Verão) |
Crianças
Educadoras
Aj. de Ação Educativa
Professores
Motorista |
Autocarro
Material de desgaste |
Pioneiros |
|
- Promover uma relação de convívio entre Pais, filhos e colaboradores;
- Valorizar o percurso educativo das crianças na Instituição encerrando mais uma etapa da sua vida; |
Festa Final de Ano Letivo |
Crianças
Pais / Enc. de Ed.,
Familiares significativos |
Diretora Técnica
Educadoras |
Junho de 2019 |
Colaboradores e Família |
Material decorativo;
Almoço |
Pioneiros |