Objetivos |
Atividades |
Público-Alvo |
Dinamizadores |
Calendarização |
Recursos |
Local |
Humanos |
Materiais/
Financeiros |
- Dar as boas vindas aos pais/encarregados de educação, com votos de um bom ano;
- Apresentar o Plano anual de atividades;
- Eleger os elementos para a comissão de pais;
- Fomentar e estimular a participação de Pais/ Enc. de Educação nas atividades promovidas pela instituição.
|
Reunião de Pais |
Pais/Encarregados de Educação |
Directora Técnica
Educadoras |
15 de Setembro |
Diretora Técnica,
Educadoras,
Aj. A. Educativa
Prof. AEC's
Profs Escola Eb1 Mourisca
|
Cadeiras
Mesas
Material decorativo |
Pioneiros |
 |
- Facilitar a adaptação / readaptação às rotinas da creche e jardim;
- Participar em atividades de grupo;
- Conhecer e identificar os elementos do grupo;
- Conhecer e aplicar as regras de convivência;
- Envolver as famílias nas atividades das crianças;
- Cumprir hábitos de higiene pessoal;
- Criar um ambiente favorável de modo a contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança na instituição;
- Desenvolver atitudes de auto-estima e auto-confiança, bem como o respeito pelos outros;
- Desenvolver hábitos de colaboração e articulação entre família, escola e comunidade. |
Acolhimento inicial
Colo, mimo, brincar social espontâneo, visitas na insituiçao a pontos de interesse da criança (lago dos peixes, pinhal, parque da areia, quinta do capitao mor);
Realização dos jogos dos abraços e outros jogos tradicionais.
|
Crianças |
Educadoras |
Setembro e Outubro
|
Diretora Técnica
Educadoras
Familiares
Colaboradores da instituição |
Registo do acolhimento inicial;
Plano individual da criança
|
Pioneiros |
 |
- Promover o melhor conhecimento da Europa e do seu património cultural;
- Incentivar o gosto pela cultura e tradição de alguns países da europa;
- Despertar e incentivar a curiosidade do saber;
- Proporcionar a cultura do outro e a compreensão da vida e do mundo;
- Promover/estimular o respeito pela pluralidade de culturas;
- Identificar as diferenças e semelhanças entre os vários povos.
|
Projeto:
“Nós e a Europa”
Conhecer a Europa:
- Situar geograficamente os países da Europa;
Apresentação do projeto:
“ Nós e a Europa” |
Crianças;
Crianças e comunidade educativa.
|
Diretora Técnica
Educadoras |
Ao Longo do ano letivo
Outubro 2016
|
Educadoras
Colaboradores da Instituição |
Mobiliário;
Computador portátil;
Projetor;
Material de desgaste
|
Pioneiros |
 |
- Proporcionar o contacto com outras formas de comunicar;
- Promover a sociabilidade;
- Enriquecer e diversificar momentos lúdicos;
- Explorar as tradições e costumes do Magusto;
- Sensibilizar para os direitos e deveres das crianças. |
Projeto
“Nós e a Europa”
Workshop de culinária: sobremesas de castanhas;
Dia dos direitos internacionais da criança |
Crianças |
Educadoras |
16 Novembro
Novembro |
Educadoras
Colaboradores da instituição |
Adereços |
Pioneiros |
 |
- Fomentar o respeito pelos costumes e tradições de Natal
- Promover a interacção Instituição/ família
- Identificar o Natal como festa de fraternidade;
- Incentivar o espírito de amizade e solidariedade;
- Proporcionar momentos lúdicos às crianças e familiares e crianças;
- Promover o convívio e fortalecer os valores da família. |
Projeto
“Nós e a Europa”
Festa de Natal |
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
Dezembro |
Companhia teatral (a definir)
Colaboradores da área da infância |
Aparelhagem de som. Palco, Cadeiras
Lanche
Decoração |
Pavilhão da Instituição |
 |
- Motivar para outras formas de expressão;
- Proporcionar o contacto com outras formas de comunicar;
- Promover a sociabilidade;
- Enriquecer e diversificar momentos lúdicos;
- Identificar as diferenças e semelhanças entre os vários povos. |
Projeto
“Nós e a Europa”
Peça de teatro:
“A Carochinha”
Conhecer tradições da europa: Espanha
Danças
Cantares
Monumentos |
Crianças |
Educadoras |
Janeiro 2017
|
Educadoras
Colaboradores da Instituição |
Adereços
|
Pioneiros
|
 |
- Promover a participação dos pais e encarregados de educação no processo educativo;
- Promover o convívio, a amizade e a alegria entre salas;
- Promover o desenvolvimento do jogo simbólico;
- Desenvolver a imaginação criativa.
- Fortalecer a relação intergeracional. |
Projeto
“Nós e a Europa” - França
Desfile de Carnaval
Tema: “Colorir a Europa…” |
Crianças e idosos
|
Diretora Técnica
Educadoras |
24 de Fevereiro
|
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação |
Material de desgaste
|
Águeda
Pioneiros
|
 |
- Despertar e incentivar a curiosidade do saber;
- Identificar as transformações que ocorrem na nova estação do ano;
- Identificar as diferenças e semelhanças entre os vários povos. |
Projeto
“Nós e a Europa” – França e Suíça
Vivência da Primavera:
Dramatização de uma musica relativa à Primavera |
Crianças
e
idosos |
Diretora Técnica
Educadoras |
Março
Abril |
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação |
Material de desgaste |
Águeda
Pioneiros |
 |
- Impulsionar momentos de convívio salutar entre crianças, familiares e colaboradores;
- Proporcionar às nossas crianças momentos de qualidade com os seus familiares;
- Promover novas situações que contribuam para que as crianças organizem, ampliem e enriqueçam o conhecimento do espaço que as rodeia. |
Semana da família
Atividades dinamizadas pelos pais
|
Crianças |
Diretora Técnica
Educadoras |
15 a 19 de Maio
|
Educadoras;
Colaboradores;
Encarregados de Educação
|
Material de desgaste |
Águeda
Pioneiros |
 |
- Aprofundar conhecimentos do nosso país;
-Situar geograficamente a região;
- Incentivar o gosto pela cultura e tradição da região;
- Despertar e incentivar a curiosidade do saber;
- Promover/estimular o respeito pela pluralidade de culturas. |
Projeto
“Nós e a Europa” – Itália
Gastronomia
Danças
Cantares
Pontos de interesse
|
Crianças e Idosos |
Diretora Técnica
Educadoras
|
Maio
|
Educadoras
Colaboradores
Encarregados de Educação
|
Material de desgaste
|
Águeda
Pioneiros
|
 |
- Proporcionar um dia especial e diferente às crianças;
- Evidenciar o papel da criança como indivíduo com direitos e deveres.
|
Dia Mundial da Criança
(atividade a definir)
|
Crianças
|
Diretora Técnica
Educadoras |
1 de Junho
|
Educadoras
|
Lanche
Material decorativo
|
Pioneiros
|
 |
- Proporcionar momentos de diversão e alegria às crianças;
- Proporcionar ás crianças novas e diferentes vivências;
- Adquirir novos conhecimentos;
- Contatar com o meio envolvente e cultura.
|
Visitas:
Quinta do Caima;
Lugar dos Afetos;
Cinema Lusomundo;
Viagem de Comboio;
Ferryboat;
Museu dos descobrimentos ;
Sealife;
Portugal dos Pequeninos |
Creche
Jardim de Infância
CATL
|
Diretora Técnica
Educadoras
|
Ao longo do ano
|
Educadoras
Colaboradoras
Motorista
|
Autocarro
|
Aveiro
Coimbra
Porto
|
 |
- Facilitar a adaptação das crianças aos novos espaços.
- Promover e reforçar laços de amizade entre as crianças da resposta social Catl;
- Promover o respeito pelo outro apelando às expressões dramática, físico-motora, musical e plástica;
- Sensibilizar as crianças para que elas próprias desenvolvam um espírito crítico;
- Promover o melhor conhecimento da Europa e do seu património cultural.
|
Projeto de férias:
CATL:
“Nós e a Europa”
|
CATL
Crianças da comunidade (dos 6 aos 12 anos)
|
Diretora Técnica,
Coordenadora de CATL
Educadoras
Prof. de Atividade Física
Prof. de Música
|
Interrupções Letivas
(Natal; Carnaval; Páscoa e Férias de Verão)
|
Crianças
Educadoras
Colaboradores
Professores
Motorista
|
Autocarro
Material de desgaste |
Pioneiros
|
 |
- Promover uma relação de convívio entre Pais, filhos e colaboradores;
- Valorizar o percurso educativo das crianças na Instituição encerrando mais uma etapa da sua vida.
|
Festa Final de Ano Letivo
|
Crianças
Pais/Encarregados de Educação
Familiares significativos
|
Diretora Técnica
Educadoras
|
Junho
|
Colaboradores e Família |
Material decorativo
Almoço
|
Pioneiros
|