Como professora durante tantos anos, e já bem perto da reforma, não me conformava com a ideia de ficar inactiva, fora dos afazeres do dia-a-dia caseiros.
Precisava de continuar o contacto com o mundo que me rodeava e fazer algo que preenchesse as minhas horas vagas e a minha ânsia de conviver e de ajudar, na medida em que, dando - recebia.
Foi então que fomos convocados pelos Pioneiros, para uma reunião. Dessa reunião nasceu o "
Centro de Convívio”.

Aí estava. Tinha o meu projecto de vida pós actividade profissional. Não parei mais. O passar dos nos já não era problema, pois não precisava ficar em casa a vê-los passa, no meu canto, sem fazer nada pelos outros, nem por mim.
De actividade em actividade, de projecto em projecto (sempre orientadas pela Manuela), foi formado e mais tarde formalizado pela Segurança Social (1996), o grupo de voluntariado de “
Os Pioneiros, na Alegria do Bem Fazer”.
O que fazemos?
Dedicamo-nos, nas tardes de Segunda-Feira, a visitar pessoas que em casa, mercê de várias circunstâncias da vida passam, muito tempo sós.
Fazemos, geralmente dois grupos que, rotativamente, vão para a Mourisca, Trofa, Crastovães, Segadães ou Lamas do Vouga.
É uma experiência que, só quem a vive, dela pode dar testemunho: damos companhia, ouvimos das suas tristezas, das doenças das precariedades da vida....
Enfim, tudo o que a alma sente e não há com quem desabafar.
Prestamos esclarecimentos e também despistamos problemas, os quais encaminhamos para a Instituição.
Mas, e isso sim, sentimo-nos felizes pelo bem que conseguimos fazer aos outros e, principalmente, a nós próprias.