CATL 


Infância

       Creche
       Jardim de Infância
       CATL

Regulamento Interno

CATL

    
Prevenção Rodoviária
Conheça o nosso projeto
  Consulte aqui  
 
   
PROJECTO DE FÉRIAS
CATL
   
     
O que esperas

para viveres

umas Férias

inesquecíveis?
   
Natal Carnaval Páscoa Verão



Resposta Social CATL

A resposta social CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) é constituída por 42 utentes com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Destina-se a crianças que frequentam o 1º ciclo da Escola Básica da Trofa, prestando os serviços de acolhimento diurno (manhã), a espera (tarde), acompanhamento à escola (manhã e tarde), alimentação (lanche) e interrupções Letivas (Natal, Carnaval, Páscoa e Verão).

 Contamos também com uma sala de Estudo Acompanhado a funcionar nos Pioneiros das 16:30 às 18h (de 2ª a 6ª feira) lecionada por uma professora e com o apoio de uma auxiliar para todas as crianças interessadas.

Projeto Férias da resposta social CATL visa a implementação de iniciativas que reforçam a participação das crianças na sociedade e fomentam a cidadania. Assim este projeto promove uma noção de aprendizagem ao longo da vida, o que permite que cada criança adquire capacidades próprias de se adaptar a um meio em constante transformação, com iniciativa e espírito crítico.
 
Para este novo ano letivo 2017/2018 o tema a desenvolver é Educar para estilos de vida Saudáveis, resultado de várias reflexões efectuadas pelos elementos da equipa técnica, do trabalho realizado com as crianças e tendo em conta algumas características da comunidade educativa e do meio envolvente. O projeto intitula-se “Educar para o Desporto” ao longo do ano iremos transmitir a importância da prática do desporto, promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis.
É importante “educar para”:
  • Promover o respeito pelo outro apelando às expressões dramática, físico-motora, musical e plástica;
  • Sensibilizar as crianças para que elas próprias desenvolvam um espírito crítico;
  • Promover a prática do desporto;
  • Incentivar as crianças para um estilo de vida saudável;
  • Sensibilizar as crianças, famílias e comunidade para as vantagens da prática do desporto.


Objectivos:
  1. Projeto de Férias procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com a  música, movimento e natureza. As oficinas têm um carácter lúdico e pretendem estimular a experimentação, a vivência em grupo e sobretudo criar condições que facilitem o desenvolvimento das crianças, fazendo-as crescer de forma saudável.
  2. Promover ações que fomentem a reflexão, visando a transformação de comportamentos e atitudes;
  3. Fomentar atitudes de respeito pelo outro;
  4. Implementar atividades que visem a promoção da educação para os valores.

Recursos Humanos:
 
Este projeto conta com a coordenadora responsável pela resposta social CATL, dos professores das AEC’s (Música e Atividade Física), ajudantes de ação educativa e motorista (sempre que necessário) e semanalmente será rotativo a educadora responsável pelo grupo.


Equipa Pedagógica:
Diretora Técnica
Dra. Alexandra Alves
Coordenadora da Resposta Social CATL Antónia Gouveia
Educadoras de Infância Ana Baía
Filipa Pereira
Paula Carvalho
Patrícia Monteiro
Marisa Martins
Auxiliares de ação educativa Vera Duro e Cristina Monteiro
Professora Expressão Musical Goreti Albuquerque
Professora Atividade Física Neiza Lima
Professora Estudo Acompanhado Tânia
Nutricionista Carina Oliveira






















Constituição do Grupo:

  • O grupo de crianças será divido em 2 grupos A e B. O grupo A destina-se a todas as crianças do 1º e 2º anos e no B do 3º, 4º e 5º anos;
  • Os professores de Música, Atividade Física e Desportiva e 42 utentes, terão uma carga horária de 4h semanais;
  • Todas as educadoras trabalham neste projeto, sendo que é rotativo semanalmente e ou diária mediante as necessidades do programa de férias.




Férias de Carnaval 2018 da Resposta Social CATL


(Relatório de 12 de Fevereiro)
 
Tema do Projeto: "Educar para o Desporto"


         Atividade da manhã: Pequeno-almoço
Iniciámos o Projeto Férias de Carnaval CATL com um Workshop subordinado ao tema “A importância do pequeno-almoço e a sua constituição ideal”.

O pequeno-almoço representa a primeira refeição do dia e, como tal, é de extrema importância para o começo de um novo dia. No entanto, apesar da sua importância, muitas crianças não têm por hábito tomar o pequeno-almoço, ou, quando o fazem, este é constituído por alimentos de baixo valor nutricional. Assim, o objetivo desta sessão é alertar as crianças para a pertinência do tema, destacando que alimentos devem estar presentes nesta refeição tão essencial.
No final, foi realizada uma ficha de trabalho com vista à consolidação dos conhecimentos adquiridos.

Nutricionista Carina Oliveira

 
 
          Atividade da tarde: Baile de Carnaval
Chegou a altura do ano em que ninguém leva a mal, as brincadeiras…

O Carnaval continua aqui nos PIONEIROS, com grande alegria. Apresentamos o Baile de Máscaras…

Haverá pelo meio muita música e discos pedidos, dentro de toda esta animação e diversão. Desejamos a todos um BOM CARNAVAL!!!

 
Edª Antónia Gouveia    
"Os Pioneiros"   






Projeto - Férias de Natal 2016


(Relatório do dia 21 de Dezembro)
 
Tema do Projeto: "Nós e a Europa"


       A Bela e o Monstro no Gelo
O grupo de 26 crianças da resposta social CATL no dia 21 de dezembro rumou até à cidade do Porto para assistir ao grande Espetáculo Musical “A Bela e o Monstro no Gelo”.

A verdadeira magia do natal reside em momentos como este, onde as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar de perto todo o elenco do mundo da fantasia, da magia e imaginação… Foi um momento de sonho e muita magia...

Reflexão: As nossas crianças estavam muito felizes ...

 
 
       Natal PERLIM
Da parte da tarde, visitamos o parque temático de Natal PERLIM; situado em Santa Maria da Feira.

 
 
       O Xerife de PERLIM
Reflexão: Da parte da manhã as nossas crianças viveram um momento de sonho, magia e imaginação que foi visível nos seus rostos.

Da parte da tarde continuamos no mundo da magia e da cor em Perlim, assistimos ao teatro “O Xerife de Perlim”, fomos à discoteca, visitamos Lapónia, a casa do Pai Natal e divertimo-nos muito…

Foi um dia muito FELIZ...
 

Edª Antónia Gouveia    
"Os Pioneiros"   






Projeto - Férias de Natal 2015


(Relatório do dia 22 de Dezembro)
 
Tema do Projeto: "Alice no nosso País das Maravilhas"


Para este ano letivo 2015 /2016 o tema a desenvolver será "Alice no nosso País das Maravilhas" -- Conhecer Portugal, ao longo do ano iremos transmitir às crianças conhecimentos do nosso País.
 
Objetivo:
O programa Férias CATL procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade. As oficinas têm um caráter lúdico e pretendem estimular a experimentação e a vivência em grupo. Deste modo, nas férias de Natal fomos conhecer a cidade do Porto, o Museu dos Descobrimentos.

 
       A Cinderela no Gelo
O grupo de 22 crianças da resposta social CATL no dia 22 de dezembro rumou até à cidade do Porto para assistir ao grande Espetáculo Musical “A Cinderela no Gelo”.

A verdadeira magia do natal reside em momentos como este, onde as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar de perto todo o elenco do mundo da fantasia, da magia e imaginação…

Foi um momento de sonho e muita magia em que príncipes, princesas e fadas, encantaram as mentes das nossas crianças.

 


       Visita ao Museu dos Descobrimentos
Da parte da tarde, visitamos o Museu dos Descobrimentos  WORLD OF DISCOVERIES é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Reflexão:
Da parte da manhã as nossas crianças viveram um momento de sonho, magia e imaginação que foi visível nos seus rostos. Da parte da tarde fizeram uma grande viagem e aprenderam a nossa História de Portugal,  as terras, os povos e as conquistas que os portugueses fizeram durante séculos há muito tempo atrás...
 

 
Edª Antónia Gouveia    
"Os Pioneiros"   
 

top

 
 

OS PIONEIROS
Associação de Pais de
Mourisca do Vouga
Instituição Particular
de Solidariedade Social
e Utilidade Pública


Morada:
Rua do Campolinho, nº27
Mourisca do Vouga
3750-786 Trofa, Águeda

Contacto:
Telefone: 234 644 838
Fax: 234 646 913



 


 
 
 
 
 
Online: 44
http://ospioneiros.pt  -  Associação de Pais de Mourisca do Vouga.
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.10927 seconds
niceday