Jardim de Infância 



Infância

       Creche
       Jardim de Infância
       CATL

Regulamento Interno


Plano Anual de Atividades
Conheça o nosso programa
  Consulte aqui  
 


   O acto educativo, não é só exclusivo das famílias, nem das Instituições, é um processo inter-activo e dinâmico.

    A educação não se restringe ao desenvolvimento da inteligência, de técnicas, nem à conquista de informação, visa a plena formação da pessoa, cvomo individuo singular na sociedade.

    A Declaração dos Direitos do Homem, no seu artº 26, reconhece a Educação como um direito fundamental; de todos os cidadãos, sem excepção.

    É neste espaço educativo que os nossos filhos crescem…

                    
"Os Pioneiros"

 

 

 


O porquê desta Página :

  • Para todos os Pais e familiares interessados em conhecer a dinâmica do Jardim de Infância, como espaço Educativo,pensado para os vossos filhos.
  • Sensibilização da Comunidade ao espaço sócio-educativo ”Pioneiros”, para uma melhor interacção neste espaço que é de todos.
  • Divulgar a existência da partilha de espaços comuns (bar, refeitório, parque de merendas, Quinta da Tilde, Parque do Capitão Môr)
    • intergeracional
    • intercultural
    • comunidade/utente

Espírito “Pioneiros”

       Portas abertas

              Um ideal e um percurso

                     Que acontece…


As actividades que se realizam no Jardim de Infância são múltiplas e variadas.

A criança adquire e contextualiza conhecimentos que se vão construindo no dia a dia.








 

"Para a criança, brincar é a coisa mais séria do mundo, tão necessária ao seu desenvolvimento físico, quanto o alimento e descanso." -- Harriett Mitchell
As crianças brincam…
Entregando-se às actividades lúdicas com seriedade e prazer.
“Ouvindo estórias, alimenta o imaginário e a capacidade de se maravilhar” -- Contando e recontando estórias, a criança aumenta o seu vocabulário.
Ao dramatizar, desenvolve e estrutura correctamente o seu discurso oral e organiza o seu pensamento. Assumir um “papel”, conduz a um estado emocional agradável e facilitador da auto-estima.
No espaço sala, a criança pode realizar actividades sózinha, em pequeno e em grande grupo.
Em grande grupo,fazem aprendizagens sociais importantes: -Esperar, trocar, cooperar, pedir, agradecer, solidarizar-se…
Nas actividades individuais a criança experiencia ao seu tempo e ao seu ritmo.
 

 

“Ensinar a escrever, antes de permitir que a criança experimente desenhar,pintar e moldar é tão absurdo, como pretender ensinar uma criança a ler antes que ela saiba falar." -- João dos Santos

O desenho é uma forma de expressão na criança…

      É a sua linguagem…

          É a preparação para a escrita.

 

Cada actividade torna-se uma aventura para o espírito que organiza e para o corpo que executa.

 

Através dos jogos a criança desenvolve o raciocínio lógico-matemático.

 

O uso do computador para além de um divertimento é também um desafio intelectual, que desenvolve e enriquece as suas áreas de conhecimento.

É positiva a existência de computadores no Jardim de Infância,contribuindo para uma igualdade de acesso às novas tecnologias.






 

As experiências que se fazem no Jardim de Infância são de fácil realização e levam a criança a formular hipóteses e a confrontá-las com os resultados.

A criança desenvolve um pensamento mais lógico, mais rigoroso, adquire um pensamento ciêntifico.

 

O meio envolvente tem também uma importante função educativa,sendo um espaço vivo em que a criança se situa, pelas experiências que nele faz, enriquecendo as suas aprendizagens.

 

A criança precisa de liberdade e de tempo para se expandir.

 

O convívio com os mais velhos leva a criança a descobrir que os idosos pela atenção, conselhos e carinhos que nos dão, merecem a nossa atenção…

 

Num clima de relação aberta, Educador e Ajudante de Acção Educativa, constroem um espaço de confiança, condição essencial para uma optimização da acção educativa.

O Educador é um transmissor de valores culturais e sociais.

 

O Educador tem em consideração os aspectos diferenciais e a especificidade de cada criança.

 

Também é função do Educador sensibilizar a criança para gostar, respeitar e proteger o meio ambiente.

 

"Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão Jardins de Infância" -- Eduardo Sá

Edª's Paula Carvalho e Filipa Pereira      
"Os Pioneiros"     

 

top

 
 

OS PIONEIROS
Associação de Pais de
Mourisca do Vouga
Instituição Particular
de Solidariedade Social
e Utilidade Pública


Morada:
Rua do Campolinho, nº27
Mourisca do Vouga
3750-786 Trofa, Águeda

Contacto:
Telefone: 234 644 838
Fax: 234 646 913



 


 
 
 
 
 
Online: 31
http://ospioneiros.pt  -  Associação de Pais de Mourisca do Vouga.
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.01861 seconds
niceday