|
|
O acto educativo, não é só exclusivo das famílias, nem das Instituições, é um processo inter-activo e dinâmico.
A educação não se restringe ao desenvolvimento da inteligência, de técnicas, nem à conquista de informação, visa a plena formação da pessoa, cvomo individuo singular na sociedade.
A Declaração dos Direitos do Homem, no seu artº 26, reconhece a Educação como um direito fundamental; de todos os cidadãos, sem excepção.
É neste espaço educativo que os nossos filhos crescem…
"Os Pioneiros"
|

|
O porquê desta Página :
- Para todos os Pais e familiares interessados em conhecer a dinâmica do Jardim de Infância, como espaço Educativo,pensado para os vossos filhos.
- Sensibilização da Comunidade ao espaço sócio-educativo ”Pioneiros”, para uma melhor interacção neste espaço que é de todos.
- Divulgar a existência da partilha de espaços comuns (bar, refeitório, parque de merendas, Quinta da Tilde, Parque do Capitão Môr)
- intergeracional
- intercultural
- comunidade/utente
Espírito “Pioneiros”
Portas abertas
Um ideal e um percurso
Que acontece… |
 |
As actividades que se realizam no Jardim de Infância são múltiplas e variadas.
A criança adquire e contextualiza conhecimentos que se vão construindo no dia a dia.
|
"Para a criança, brincar é a coisa mais séria do mundo, tão necessária ao seu desenvolvimento físico, quanto o alimento e descanso." -- Harriett Mitchell
 |
As crianças brincam…
Entregando-se às actividades lúdicas com seriedade e prazer.
 |
“Ouvindo estórias, alimenta o imaginário e a capacidade de se maravilhar” -- Contando e recontando estórias, a criança aumenta o seu vocabulário.
 |
Ao dramatizar, desenvolve e estrutura correctamente o seu discurso oral e organiza o seu pensamento. Assumir um “papel”, conduz a um estado emocional agradável e facilitador da auto-estima.
 |
No espaço sala, a criança pode realizar actividades sózinha, em pequeno e em grande grupo.
 |
Em grande grupo,fazem aprendizagens sociais importantes: -Esperar, trocar, cooperar, pedir, agradecer, solidarizar-se…
 |
Nas actividades individuais a criança experiencia ao seu tempo e ao seu ritmo.
 |
|
“Ensinar a escrever, antes de permitir que a criança experimente desenhar,pintar e moldar é tão absurdo, como pretender ensinar uma criança a ler antes que ela saiba falar." -- João dos Santos
O desenho é uma forma de expressão na criança…
É a sua linguagem…
É a preparação para a escrita. |
 |
 |
Cada actividade torna-se uma aventura para o espírito que organiza e para o corpo que executa. |
Através dos jogos a criança desenvolve o raciocínio lógico-matemático. |
 |
 |
O uso do computador para além de um divertimento é também um desafio intelectual, que desenvolve e enriquece as suas áreas de conhecimento.
É positiva a existência de computadores no Jardim de Infância,contribuindo para uma igualdade de acesso às novas tecnologias.
|
As experiências que se fazem no Jardim de Infância são de fácil realização e levam a criança a formular hipóteses e a confrontá-las com os resultados.
A criança desenvolve um pensamento mais lógico, mais rigoroso, adquire um pensamento ciêntifico. |
 |
 |
O meio envolvente tem também uma importante função educativa,sendo um espaço vivo em que a criança se situa, pelas experiências que nele faz, enriquecendo as suas aprendizagens. |
A criança precisa de liberdade e de tempo para se expandir. |
 |
 |
O convívio com os mais velhos leva a criança a descobrir que os idosos pela atenção, conselhos e carinhos que nos dão, merecem a nossa atenção… |
Num clima de relação aberta, Educador e Ajudante de Acção Educativa, constroem um espaço de confiança, condição essencial para uma optimização da acção educativa.
O Educador é um transmissor de valores culturais e sociais. |
 |
 |
O Educador tem em consideração os aspectos diferenciais e a especificidade de cada criança. |
Também é função do Educador sensibilizar a criança para gostar, respeitar e proteger o meio ambiente. |
 |
"Um dia, num mundo mais amigo das crianças, todas as escolas serão Jardins de Infância" -- Eduardo Sá
Edª's Paula Carvalho e Filipa Pereira
"Os Pioneiros"
|