Editorial 

 
  33º Aniversário d’Os Pioneiros  

2019/05/22

Os Pioneiros, Instituição Particular de Solidariedade Social, comemorou o seu 33º Aniversário no passado dia 18 de maio.

Dirigentes, colaboradoras, entidades oficiais, clientes e seus familiares juntaram-se para assinalar os 33 anos de existência da instituição, reunindo assim cerca de três centenas e meia de pessoas.
A comemoração teve início com a celebração de missa pelo Sr. Padre Pimenta com a participação ativa dos nossos idosos e crianças, seguindo-se uma romagem ao cemitério, homenageando os sócios já falecidos.
A Instituição teve a honra de contar com a presença dos Exmos. Senhores: Presidente da Assembleia Municipal de Águeda Brito Salvador; Presidente da Câmara Municipal de Águeda Jorge Almeida; Representante da União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga André Santos; Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga Luis Filipe Falcão; Presidente da Câmara Municipal da Madalena (Pico -Açores) José António Soares, entre outras individualidades.
No seu discurso, o Presidente da Direção dos Pioneiros José Carlos Arede destacou o empenho e trabalho das anteriores direções, ao longo destes 33 anos, em prol da comunidade e da região. Além disso, homenageou toda a equipa de funcionários referindo que esta nunca regateou esforços para que o nosso pioneirismo fosse reconhecido para além-fronteiras, fazendo um agradecimento especial às funcionárias que completaram durante este ano 20 anos de serviço – Mª Fátima Pires Conceição, Cristina Clara Duarte Monteiro Saraiva, Ana Mª Estima Cruz Pereira – e que passaram à reforma – Mª Ivone Jesus Viegas Santos, Mª Isilda Jesus Ventura, Mª Natália Henriques Tavares, Mª Madalena Saraiva de Almeida. Ao longo da sua intervenção mencionou, ainda, os momentos mais marcantes deste último ano, tais como a abertura da Residência Autónoma da Aguieira que já se encontra em pleno funcionamento, dirigindo publicamente um especial agradecimento à empresa Ramalhos que já integrou profissionalmente dois utentes. Anunciou alguns dos projetos futuros tal como o exemplo do CLDS 4G, programa este a nível concelhio e que apoiado pela Segurança Social pretende chegar aos grupos populacionais e utentes que revelem maiores níveis de fragilidade social e combater a exclusão social, contando com a parceria das Juntas de Freguesia de Águeda e Borralha, Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga. Por fim agradeceu ainda à Escola Secundária Marques de Castilho e aos alunos do curso de Hotelaria que, como tem sido hábito, são uma preciosa ajuda no jantar dos nossos aniversários.
O Presidente da Assembleia Municipal, ao longo da sua exposição enalteceu o “quão importante é ter funcionários e colaboradores que todos os dias, com um sorriso nos lábios, dão o seu afeto e carinho, não só aos idosos, mas também às crianças, faço um reconhecimento especial a todas essas pessoas que diariamente dão o melhor por quem delas precisa”.
O Presidente da Câmara de Águeda na sua intervenção, personificando na pessoa do Presidente da Direção, proferiu as seguintes palavras “Chamando aqui tudo o que é feito nos Pioneiros, na tua pessoa, eu quero agradecer a toda esta gente que se predispôs a fazer, que abraça causas, mobiliza gente, procura oportunidades e vontades. (…) obrigado em nome do concelho porque é com pessoas assim, que sonham pelos outros que o mundo pula e avança como tão bem diz o poeta. (…) desta casa saem projetos muito interessantes e inovadores e que têm sempre um objetivo comum - o bem-estar das pessoas.” Neste seu discurso fez ainda referência à importância dos familiares dos utentes estarem presentes nestas iniciativas dizendo: “São os pais dos mais novos e os filhos dos mais velhos que têm de vir e vivenciar a vida destas instituições, porque são elas que nos permitem andar na nossa vida tranquilos pois sabemos que os nossos, pequeninos ou maiores, são bem cuidados.”
Nesta data tão especial da vida da instituição crianças, idosos, voluntários, colaboradores e dirigentes tiveram um papel primordial nos dias que antecederam à festa. Assim como no programa de animação que decorreu durante o jantar. Portanto, foi com o seu empenho, energia e muita alegria que subiram ao palco espelhando o que de melhor se faz nesta grande instituição.
Um enorme obrigado a todos os que contribuíram para o êxito deste 33º aniversário.
As Técnicas
Susana Tomaz
Cristiana Oliveira
Alexandra Alves
[ info ]VER MAIS
NOTÍCIAS RECENTES :
 » Ceia de Natal 2019
 » Férias de Natal 2019 no CATL
 » CONVOCATÓRIA
 » Magusto Intergeracional
 » Pioneiros em busca do antigo Portugal
 » Convocatória
 » FIM SEMANA PIONEIRO
 » Férias de verão no CATL
 » Convite para Cerimónias do 33.º Aniversário
 » Secretária de Estado da Inclusão visita Os Pioneiros
 » Férias da Páscoa de 2019
 » Festa da Páscoa
 » Convocatória
 » Desfile de Carnaval n’Os Pioneiros junta crianças e idosos
 » CENTRO DE DIA D’OS PIONEIROS CELEBRA 29º ANIVERSÁRIO
 » Ceia de Natal de “Os Pioneiros”
 

top

 
 

OS PIONEIROS
Associação de Pais de
Mourisca do Vouga
Instituição Particular
de Solidariedade Social
e Utilidade Pública


Morada:
Rua do Campolinho, nº27
Mourisca do Vouga
3750-786 Trofa, Águeda

Contacto:
Telefone: 234 644 838
Fax: 234 646 913



 


 
 
 
 
 
Online: 102
http://ospioneiros.pt  -  Associação de Pais de Mourisca do Vouga.
Powered by niceoffice, All rights reserved.
Generated page in 0.03235 seconds
niceday