2015/10/07
A Instituição Particular de Solidariedade Social “Os Pioneiros” candidatou-se à terceira edição do Prémio BPI Seniores 2015 em ex aequo com 713 instituições.
No Centro Cultural de Belém, a IPSS foi ontem contemplada com um dos prémios. Este prémio visa apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos.
Assim, foi neste âmbito que “Os Pioneiros” se candidataram com o “Projeto Intercâmbio Sénior” que consiste em acolher e integrar idosos de outra instituição e simultaneamente enviar um grupo, no mesmo período, para a instituição parceira (Ilha do Pico - Açores). Esta permuta irá ocorrer pelo período de uma semana e proporcionará um momento único aos idosos das duas instituições, e alguns deles terão ainda a oportunidade de viajar pela primeira vez de avião.
Os seniores de ambas as instituições terão a possibilidade de partilhar saberes, admirar paisagens únicas e deslumbrantes, saborear a gastronomia típica, assim como, contactar com as tradições culturais de cada região, envelhecendo com qualidade de vida e bem-estar.
Igualmente proporciona aos técnicos de cada instituição a partilha de experiências e de boas práticas, bem como, uma forte rentabilização dos recursos físicos e humanos, minimizando os custos.
Além disso, vai permitir uma aproximação e estabelecer parcerias efetivas entre duas instituições congéneres e tão distantes fisicamente (Mourisca do Vouga e Ilha do Pico - Açores).
A técnica
Susana Tomaz
|