|
|
Resposta Social Creche
A vivência da primeira infância (dos 4 meses aos 3 anos), é muito importante no desenvolvimento humano. Neste sentido, esta faixa etária requer especial atenção aos aspectos de protecção, saúde e educação. Não valorizar ou descuidar significa desperdiçar um enorme potencial humano e, quiçá, comprometer gerações futuras.
|
Uma boa infância é a base para um bom desenvolvimento físico, afectivo e intelectual. Desta forma, importa que este novo contexto de desenvolvimento se caracterize por um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa.
Para que este desenvolvimento ocorra, é ainda importante que estas crianças se encontrem num local onde possam ser amadas e sentir-se seguras. É crucial que tenham oportunidade de brincar, desenvolver-se e aprender num ambiente seguro e protector. Assim será possível desenvolver a sua auto-estima, autoconfiança e autonomia.
|
Brincar tem um papel muito importante numa boa educação de infância. Brincar não se trata de uma actividade sem estrutura.
Os educadores, através da selecção de materiais, equipamentos e actividades, asseguram que, nas suas brincadeiras, as crianças encontrem as experiências de aprendizagem. Brincar de uma forma bem estruturada e planeada, promove e estimula o pensamento da criança, o aumento da sua capacidade de compreensão e a melhoria das suas competências, através da criatividade, exploração e investigação.
|
|
Esta resposta social – Creche – numa articulação permanente com as famílias, deve participar na educação da criança, para que desta forma, contribuamos para o desenvolvimento integral da mesma.
Principais objectivos da Creche:
- Promover o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através do atendimento individualizado;
- Estimular o convívio entre as crianças, a fim de promover uma plena interacção interpessoal e inter-grupal;
- Fornecer aos pais, através de meios variados, uma informação correcta acerca de tudo quanto possa estar relacionado com a organização harmoniosa e feliz da personalidade dos seus filhos, espera-se dos pais uma atitude recíproca, colaborante, com encontros regulares a combinar anualmente, visto serem os pais os principais responsáveis pela educação dos seus filhos:
- Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;
- Criar na creche um verdadeiro espírito de equipa entre todos aqueles que nela trabalham.
Os nossos projetos pedagógicos foram elaborados em articulação com o projeto educativo da instituição “Educar para a cidadania – Momentos Enlaçados”, com o plano anual de atividades e de acordo com as necessidades das crianças e expetativas das famílias.
Porque os primeiros anos de vida de uma criança são fulcrais para o desenvolvimento inteletual, emocional e moral da mesma, a creche deve ser importante para o seu desenvolvimento, visto que proporciona o prolongamento da familia em termos de cuidados e estimulos essencialmente afetivos e cognitivos. A creche deve proporcionar às crianças o desenvolvimento das suas capacidades ludicas, manifestando o reconhecimento das suas capacidades e necessidades de espaço.
Creche I
- Sala I (dos 4 aos 12 meses)
Projeto Pedagógico “Brincar com o corpo”
- Sala II (dos 12 aos 24 meses)
Projeto Pedagógico “Caminhando vou descobrindo”
- Sala III (dos 24 aos 36 meses)
Projeto Pedagógico “Brincar, sentir para ser feliz”
Creche II
- Sala I (dos 4 aos 12 meses)
Projeto Pedagógico “Descubro"
Sala II (dos 12 aos 24 meses)
Projeto Pedagógico “Vamos aprender"
- Sala III (dos 24 aos 36 meses)
Projeto Pedagógico “Descubro a brincar”
|
|
Ao longo do ano desenvolvemos um conjunto de actividades pedagógicas tendo sempre em conta as Áreas de Conteúdo das Orientações Curriculares e os nossos Projectos Pedagógicos, tais como: Área das Expressões.
Área de Expressão e Comunicação
Domínio da Expressão Plástica
Através da Expressão Plástica as crianças exteriorizam espontaneamente imagens que interiormente construíram, assim como pelo desenho, pintura, digitinta, rasgagem, recorte, colagem, constituem situações educativas que permitem à criança contactar com diferentes materiais e formas de registo.
Domínio da Expressão Motora
O corpo que a criança vai dominando desde o nascimento e vai tomando consciência das suas potencialidades, constitui o instrumento de relação com o mundo.
Domínio da Expressão Musical
A expressão musical permite à criança a exploração de sons e ritmos, escutar, cantar, dançar, tocar e criar.
Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita
O contacto com o livro promove o prazer da leitura e desenvolve a sensibilidade estética.
O desenho também é uma forma de escrita.
Domínio da Matemática
As crianças vão espontaneamente construindo noções matemáticas a partir das vivências do dia a dia.
Área do Conhecimento do Mundo
As crianças desenvolvem-se aprendendo em interacção com o mundo que a rodeia. A curiosidade natural das crianças e o seu desejo de saber é a manifestação da busca de compreender e dar sentido ao mundo, originando as formas mais elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das ciências, das técnicas e também das artes.
Área de Formação Pessoal e Social
A independência das crianças e do grupo passa também por uma apropriação do espaço e do tempo que constitui a base de uma progressiva autonomia, em que vai aprendendo a escolher, a preferir, a tomar decisões.
Projecto Laços – Uma realidade nos Pioneiros
A partilha de saberes e afectos na instituição está cada vez mais presente pela sua constante vivência. A ideia de colocar duas gerações lado a lado, surge porque acreditamos no valor dos avós e na sua disponibilidade quase incondicional, porque acreditamos que quem viveu uma vida tem muito para dar a quem nela começa a dar os primeiros passos e porque acreditamos que é urgente educar para a aceitação da “diferença”. Como tal realizamos muitas actividades envolvendo crianças e idosos como aconteceu no dia 6 de Janeiro em que as crianças da creche foram ao Lar e Centro de dia cantar os reis.
Edª's Ana Baía, Antónia Gouveia, Patrícia Monteiro, Marisa Martins
"Os Pioneiros"
|